Neste dia 19 de setembro de 2025, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos de existência. Criado pela Constituição Federal de 1988, o SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, oferecendo acesso universal, gratuito e integral à população brasileira. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) celebra a data ressaltando seu empenho permanente para uma atuação integrada do setor de planos de saúde com o SUS.
“O SUS é uma das maiores conquistas do povo brasileiro e um patrimônio nacional que precisa ser defendido e fortalecido todos os dias. Ao celebrar seus 35 anos, reconhecemos a importância de um sistema público, gratuito e universal, que garante dignidade e cidadania a milhões de pessoas. A ANS está comprometida em ampliar a integração com o Ministério da Saúde para que a saúde suplementar cumpra também o seu papel social, contribuindo para um país mais justo, solidário e inclusivo”, afirmou o diretor-presidente, Wadih Damous.
Entre as ações da ANS que promovem a integração com o sistema público estão:
O Ressarcimento ao SUS, medida que obriga as operadoras de planos de saúde a pagarem ao Fundo Nacional de Saúde por procedimentos feitos por seus beneficiários em estabelecimentos públicos de saúde.
O programa Agora Tem Especialistas, que visa ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera na atenção especializada. Para isso, ele viabilizará a troca de dívida de ressarcimento ao SUS por atendimento a pacientes da rede pública. A expectativa é que, neste primeiro momento, R$ 750 milhões em dívidas de ressarcimento ao SUS adquiridas pelas operadoras sejam convertidas em mais consultas, exames e cirurgias com foco em áreas estratégicas e conforme a demanda apresentada pelos estados.
A integração dos dados dos beneficiários de planos privados de saúde à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que irá garantir que cidadãos, gestores e profissionais tenham acesso seguro e contínuo aos registros de atendimento tanto no SUS quanto na saúde suplementar. Essa interoperabilidade visa reduzir a duplicação de exames, melhorar diagnósticos e promover mais eficiência administrativa e assistencial.
Com essas iniciativas, a ANS reforça seu papel institucional de promover a articulação entre as esferas pública e privada, sempre em defesa do direito constitucional à saúde. Ao celebrar os 35 anos do SUS, a Agência reafirma o compromisso de contribuir para um sistema mais justo, integrado, eficiente e acessível a todos os brasileiros.