Com muita honra e alegria retorno à presidência da ABRAMGE Minas substituindo o estimado colega e amigo, Dr Gilmar Soares, que presidiu nossa regional por dois mandatos, com muita dedicação, empenho e espírito fraterno com todos os nossos associados.
Neste retorno, a verdade é que o mercado das Operadoras de Planos de saúde encontra-se muito mais conturbado, mais difícil; e, impressionantemente, mais engessado do que há cerca de 6 anos atrás.
Vários fatos relevantes aconteceram nesse período, como a incorporação de operadoras por grupos estrangeiros, o fechamento de Operadoras, o fechamento de hospitais, a criação e o crescimento das Administradoras de benefícios e o maior engajamento dos Sindicatos Profissionais junto ao nosso mercado, tornando-o mais compacto e concorrido.
Porém, nada disso nos preocupa mais do que a absurda inflação medica dos insumos e atendimentos assistências, cujos efeitos oneram cada vez mais os resultados das empresas sob os olhares estarrecidos de todos nós.
Qual pergunta seria a melhor: AONDE VAMOS PARAR? QUANTOS AINDA FICARÃO DE PÉ?
Nesse novo mandato que me cabe a frente da ABRAMGE MG, pretendo ampliar o canal de comunicação, para que todos os pares setoriais possam de modo democrático e transparente buscar soluções comuns e que venham amenizar esse momento tão preocupante .
É preciso que todos os partícipes do mercado: Operadoras, Usuários, médicos, hospitais, ANS, Ministério Público, Procons, Judiciário, etc., alertem-se para a própria viabilidade do segmento, cuja bancarrota é um prejuízo para a nação.
Não há como vermos a caravana passar sem nos sensibilizarmos para o futuro imediato, afim de garantir o futuro mediato de todas atividades envolvidas no processo da saúde suplementar.
É preciso mais! Confesso que o caminho deverá ser construído por todos, sendo por isso que, em nome da ABRAMGE MG, convoco todas as Associadas e parceiros de segmento para contribuírem com ideias, sugestões, planejamento e outros processos que venham trazer uma nova dinâmica para o mercado de saúde suplementar.
J FERNANDO ROSSI