O projeto de pesquisa Avaliação de biomarcadores bioquímicos e moleculares como preditores à cardiopatia secundária ao uso de quimioterápico em pacientes com câncer de mama é um dos finalistas do 7º Prêmio Inovação Medical Services, promovido pela Sanofi e pelo portal Medical Services.
O trabalho está sendo desenvolvido pelo cardiologista e professor da Faculdade Ciências Médicas, Ricardo Simões, como projeto de doutorado vinculado ao Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da UFMG.
O trabalho é orientado pelos professores Karina Braga Gomes Borges e Adriano de Paula Sabino, da Faculdade de Farmácia, e pela pesquisadora Luciana Maria Silva, da Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Cardiotoxidade
Segundo Ricardo Simões, o projeto surgiu com base em sua observação do aumento crescente de doenças cardiovasculares nos pacientes com câncer após a terapêutica oncológica. O tratamento, embora aumente a sobrevida dos pacientes, os expõe à quimioterapia com alto potencial de cardiotoxicidade.
De acordo com o pesquisador, cerca de 25% dos pacientes sob tratamento quimioterápico para o câncer de mama apresentam, como manifestação clínica mais típica, a cardiomiopatia dilatada ou o grave quadro da síndrome de insuficiência cardíaca.
O projeto de Simões tem o objetivo de avaliar marcadores bioquímicos e a expressão de microRNAs associados à disfunção sistólica do ventrículo esquerdo em portadoras de câncer de mama e submetidas ao protocolo de quimioterapia com antracíclicos isoladamente ou em associação com trastuzumabe.
Os resultados, acredita o cardiologista, poderão contribuir para antecipar a identificação da disfunção miocárdica, proporcionando melhor qualidade de vida às mulheres portadoras de câncer de mama com indicação de tratamento quimioterápico.
O Prêmio Inovação Medical Services é uma iniciativa da Sanofi e do portal Medical Services, com o objetivo de valorizar, incentivar e divulgar trabalhos inovadores que tragam melhorias na área da saúde pública. A cerimônia de premiação será realizada no dia 4 de maio, em São Paulo.
ufmg.br