PUBLICAÇÕES

Institucional

Crianças e idosos requerem mais cuidados com as doenças no verão

07 janeiro 2013 - 9:23

Por ser época de calor intenso e período de férias escolares, o verão é uma estação propensa para a disseminação de infecções que podem acabar estragando a diversão das crianças. Infecções por bactérias, principalmente as causadoras de diarréias e vômitos, são comuns nessa época e podem ser evitadas com medidas simples.

Os médicos alertam que é preciso tomar medidas de prevenção para evitar as contaminações, visto que essas bactérias são transmitidas pelos alimentos e pela água. São necessários cuidados, especialmente com a higiene das mãos e o consumo de alimentos cuja procedência não seja confiável. Aconselha-se a lavagem das mãos após a troca de fraldas de bebês e que as crianças tenham o mesmo procedimento antes das refeições.

As bactérias Salmonela ou Stafilococus produzem toxinas que podem contaminar alimentos, como maioneses caseiras, sanduíches e lanches armazenados de forma inapropriada, e são algumas das causadoras de vômitos e diarréias. Outra ameaça é a bactéria Shiguela, que é mais invasiva e pode provocar quadros graves de diarréia com sangue.

Idosos

Os idosos também se tornam mais vulneráveis no verão, pois com o envelhecimento vários mecanismos de controle naturais do organismo se tornam menos eficientes. A desidratação é o problema mais comum nos idosos, podendo ser grave, com quadros de queda de pressão arterial, tontura, perda da consciência, lesões em órgãos internos como rins, fígado e cérebro. Os casos mais leves podem passar despercebidos, porém podem agravar prisão de ventre e cálculo renal se houver predisposição. Para evitar esse distúrbio deve-se ingerir mais água do que a que é eliminada pelo corpo e o idoso dependente precisa de auxílio, pois nem sempre percebe que está com sede.

Além da ingestão adequada de líquidos, deve-se evitar as causas que aumentam a perda, como transpiração excessiva, vômitos, diarréia, uso de diuréticos. A transpiração excessiva pode ser evitada através de uma boa ventilação, ambiente arejado, uso de roupas leves e ausência de atividades físicas em horários de muito calor, principalmente das 10 às 15hs.

Cuidados para evitar contaminação por bactérias:

– Ter atenção à qualidade da água consumida
– Evitar consumo de alimentos preparados na rua sem a higiene necessária
– Evitar locais com aglomerações de pessoas
– Optar por passeios ao ar livre
– Manter as mãos limpas
– Beber muito líquido

< VOLTAR