PUBLICAÇÕES

Institucional

Secretário de Estado palestra no IV Encontro de Gestores de Saúde

12 junho 2013 - 16:29

 

Representantes de mais de 150 municípios mineiros compareceram nesta sexta-feira, sete de junho, ao IV Encontro de Gestores de Saúde do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella para discutir “Parcerias que geram saúde”, tema proposto para esse ano. Com esse objetivo, o encontro pretende estreitar parcerias com as secretarias de saúde e orientar os profissionais no que se refere à formação referencial e aos programas da política nacional de prevenção e combate ao câncer.

A programação teve início com a palestra magna do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge Souza Marques, convidado para falar sobre o programa estadual do controle de câncer de mama e a respeito da nova lei 12.732/2012 do Ministério da Saúde, que define o prazo de 60 dias para início de tratamento de câncer para pacientes do SUS.

Na ocasião Antônio Jorge, exaltou o crescimento contínuo e trabalho desenvolvido pela instituição. Segundo ele a FCV se destaca pelo dinamismo na busca por novos projetos. “Desde que eu vim aqui pela primeira vez, há uns sete anos, não tenha uma vez que não estamos visitando uma obra e aprovando uma nova. O Hospital tem muita ousadia e tenho convicção que já é um expoente no Brasil e muito em breve uma referência internacional”, disse o secretário.

Com o tema “Redes de atenção à saúde (Atenção básica, média e alta complexidade)” a Gerente Regional de Saúde de Manhumirim, Soraia Ferreira Caetano de Carvalho afirmou que no SUS é possível fazer muito mais desde que se transforme, com profundidade, o modo de estruturação do sistema de atenção à saúde. Segundo ela a solução está em fazer diferente e os caminhos são as Redes de Atenção à Saúde.

No período da tarde o coordenador técnico das Campanhas de Prevenção do Hospital do Câncer de Muriaé, Dr. Fabrício Guimarães abordou de forma descontraída “a importância do trabalho integrado para o resultado oncológico”. Além da conscientização e prevenção do câncer, ele também trouxe uma reflexão sobre o estado dos pacientes que chegam na instituição. “Constatamos que 67% dos pacientes (2003 a 2011) chegaram com diagnóstico tardio da doença, e isso faz com que as possibilidades de cura sejam menores. Por isso precisamos que no município a equipe intensifique a prevenção para que as pessoas tenham a oportunidade de tratar e vencer a doença, porque câncer tem cura”, disse.

Representando o coordenador estadual do Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama, Dr. Sérgio Bicalho, o responsável técnico pela Base de Dados do Siscolo e do Sismama no estado de Minas Gerais, Elói Martins Diniz da Silva apresentou o panorama do câncer no Estado. Pra finalizar o gerente da Regional de Saúde da GRS/Ubá Franklin Leandro Neto explicou sobre o “Papel da Atenção Básica na prevenção, encaminhamento e acompanhamento de pacientes em tratamento ou paliativo”. Segundo ele promoção de saúde é trabalhar as informações junto da sociedade sobre os fatores de risco. “As pessoas precisam entender que elas também são responsáveis por cuidarem de si mesmas. É por isso que dentre os desafios da saúde é importante haver a educação, mobilização e participação da sociedade na prevenção do câncer”, disse.

O evento reuniu secretários municipais de saúde, coordenadores e Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Já os palestrantes compõem cargos importantes na administração da saúde de Minas Gerais. Como atração cultural o Encontro contou ainda com a apresentação do Grupo Raízes, projeto sociocultural realizado no Pro-Jovem do bairro Santa Terezinha, em Muriaé, desde 2010.

< VOLTAR